sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Psicologia do Esporte auxiliando nos Esportes de Tempo Livre

Olá!

Compartilho agora um texto que é parte do meu trabalho de conclusão de curso em Terapia Cognitivo Comportamental.

Você sabe qual é o papel do Psicólogo do Esporte que atua com esportes de tempo livre?



O papel do psicólogo do esporte nesse contexto visa auxiliar as pessoas que fazem exercícios físicos buscando melhorar a qualidade de vida até as pessoas que competem de maneira amadora. O objetivo nesse contexto é de promoção e prevenção da saúde facilitando os processos de adesão e aderência as atividades físicas, seja em um indivíduo que inicia uma aula numa academia, parque, clube ou assessoria esportiva até o executivo que nas horas vagas pratica corrida de aventura individual ou coletivo, por exemplo.

O exercício físico para Williams (1998) inclui uma enorme variedade de atividades, não precisando necessariamente nos limitarmos à academia. Este deve ser uma diversão e não um trabalho que lhe cause mais pressão ou estresse. Considera importante experimentar algumas atividades diferentes até encontrar aquela que mais agrada. A atividade física que se inicia como obrigação ou sacrifício será rapidamente abandonada, por mais consciente que o indivíduo possa estar do seu real benefício.

O mesmo autor ainda considera necessário ampliar nossos recursos, a fim de lidarmos de forma eficaz com o estresse, mas para isso precisamos estar conscientes da necessidade de uma mente sadia num corpo sadio. Desta forma relata:

“Somos projetados para ser fisicamente ativos. Passar o dia todo sentados atrás de uma mesa ou no assento de um carro, pontuado pela passagem ocasional por uma máquina de café, não é usar nossos corpos de maneira eficaz... pessoas que se levantam de manhã, tomam uma xícara de café, entram num carro, dirigem para casa, despencam diante da televisão e vão para a cama podem caminhar menos de cem metros durante o dia” (Williams, 1998)

Disciplina é essencial, pois o treinamento físico está submetido a um sistema organizado tanto para o físico quanto para o psicológico (Samulski, 2002). Por isso, este deve ser aplicado e conduzido a longo prazo, para assim se tornar um hábito.


Bjs a todos!


FonteSAMULSKI, D. M. Psicologia do Esporte. 1ª ed. São Paulo: Editora Manole, 2002.

WILLIAMS, S. Administrando a Pressão para Obter o Desempenho Máximo: Uma Abordagem Positiva do Estresse. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário