terça-feira, 2 de abril de 2019

Psicoterapia Online



Sim, ela já existe e está a todo vapor rs... A história começa lá na década de 60 com Eliza e Parry, programas de computadores que demonstraram as primeiras tentativas de terapia via texto entre computador e indivíduo, mas vamos acelerar um pouquinho rs.

A Terapia Online realizada por profissionais e não por computadores foi iniciada na década de 80 por pesquisadores em ambientes universitários. De lá pra cá tivemos inúmeros avanços, mas muitos profissionais ainda consideravam quase que impossível imaginar a possibilidade de realizar atendimentos Online. 

Aqui no Brasil, desde o surgimento da internet em 1995, começou a crescer o acesso da população a diferentes tipos de serviços virtuais, incluindo serviços de saúde mental como os sites de psicologia que ofereciam psicoterapia online. Mas observou-se que uma parte prestava serviços com qualidade duvidosa, devido a falta de pesquisas e regulamentação e, por essa razão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) voltou sua atenção para essa questão, estabelecendo diretrizes para orientar o trabalho dos psicólogos que utilizam o ambiente virtual como espaço de atuação. Assim, a cada resolução do CFP podemos perceber os significativos avanços na área, sendo uma das principais mudanças a possibilidade de realizar a psicoterapia online sem limites de sessões e o cadastramento individual do psicologo para atender online. 

Eu atuo com atletas desde 2009 e posso dizer que não era possível estar presente em todas as viagens que eles faziam. Desta forma, como acompanhar um atleta que passaria dias concentrado em outro Estado ou até mesmo jogando ou fazendo clínicas esportivas em outro país? Foi aí que a orientação online veio para somar, para facilitar e para tranquilizar o atleta que, por ventura viesse necessitar de um acolhimento ou orientação.

Hoje o atendimento Online é possível, é viável e só contribui para bem-estar e qualidade de vida dos atletas e de todos que assim desejar (com exceção de alguns casos específicos). Ele vem "se somar" as nossas possibilidades de intervenção, ampliando o alcance do nosso trabalho!

Eu sempre fui a favor, desde que realizado com ética profissional, seriedade e respeito!

Bjs a todos!

Fonte:  Souza, G. 2005. Terapia Online: como funciona e o que é permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário