A competição, que conta com supervisão direta da CONSUR (Confederação Sul-Americana de Rugby), é o principal evento regional da modalidade na temporada. Além do Brasil, participam, no masculino, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela. Equatorianos e guatemaltecos jogam com convite especial da CONSUR.
O canal a cabo SPORTV 2 transmite ao vivo os dois dias de jogos. No sábado, a transmissão será das 12h às 14h. No domingo, das 15h às 17h, incluindo as disputas de terceiro colocado nas duas categorias e as finais da competição. Os internautas podem acompanhar todos os detalhes pelo hotsite www.brsevens.com, que terá atualização em tempo real.
As brasileiras estão há sete anos invictas na competição e o início da caminhada rumo ao oitavo título começa contra a Venezuela, uma das pioneiras do rugby feminino no continente, mas que nos últimos dois anos vem lutando pelas últimas posições da tabela.
"Não devemos menosprezar ninguém. Algumas jogadoras experientes estão de volta ao time, que foi bem nas duas últimas competições que disputou - o Valentin Martinez e o Sul-Americano de rugby beach. Então, a ideia é impor nosso sistema de jogo desde o início e a palavra-chave para isso é execução de tudo que viemos trabalhando nos treinos", afirma a capitã Júlia Sarda, que esteve presente em cinco das sete conquistas.
Já a equipe masculina conta com uma equipe que mescla jogadores experientes e novos talentos, procurando construir um grupo jovem, visando a Olimpíada de 2016. Em meio a esse período de transição, os tupis esperam jogar em igualdade de condições com as demais equipes e, se possível, manter os resultados do último sul-americano, em que terminou em terceiro lugar e conquistou uma vitória inédita sobre a Argentina.
"Somos realistas e sabemos que necessitamos aprimorar alguns fundamentos. Nosso objetivo é chegar até as semifinais e para isso iremos focar jogo por jogo, caminhando com humildade. O primeiro jogo é sempre o mais difícil, pois o time demora um pouco para encontrar seu ritmo. Mas jogar em casa traz uma pressão boa, da família que acompanha e da torcida local, que pode trazer mais confiança, principalmente para os novatos", diz Martín Schusterman, treinador da equipe.
Saiba quem são os atletas que irão defender o Brasil no Rio Sevens 2012:
Seleção feminina
1- Ayna Christovam (SPAC) - ponta/pilar
2- Bruna Pamela Lotufo (Bandeirantes RC) - hooker
3- Edna Santini (São José RC) - médio scrum
4- Julia Albino Sardá (Desterro RC) - pilar (C)
5- Juliana "Xoxinha" Esteves Santos (Bandeirantes RC) - pilar
6- Maira "da Roça" Magdaleno da Ros (Desterro RC) - centro/ponta
7- Maria Gabriela "Gabi" Ávila (SPAC) - abertura
8- Maira "Bernadete" Bravo Behrendt (SPAC) - centro/hooker
9- Paula "Paulinha" Ishibashi (SPAC) - médio scrum/abertura
10- Thais "Xuxu" Cruz Rocha (SPAC) - ponta
Comissão Técnica: José Eduardo Moraes (treinador), Claudia Tavares (Fisioterapeuta), Mariana Correa (Psicóloga), João Nogueira (Manager).
Seleção masculina
1- Daniel Hubert "Gregg" (Niterói RFC) - abertura (C)
2- Diego "Diegão" Martins Gimenez Lopez (Pasteur AC) - Pilar
3- Eduardo Garcia da Silva (Bandeirantes RC) - ponta
4- Erick "Putim" Monfrinatti Cogliandro (São José RC)- ponta
5- Diogo Reno (São José RC) - hooker
6- João Luiz "Ige" da Ros (Desterro RC) - pilar
7- Julián "Juli" Felipe Menutti (Bandeirantes RC) - meio-scrum
8- Lucas "Tanque" Rodrigues Duque (São José RC) - meio-scrum
9- Paulo Ricardo "Gordo" de Souza Santos (Ilhabela RC) - pilar
10- Elpídio "Elpis" Sgobbi Neto (São José RC) - centro
Comissão técnica: Martín Schusterman (Treinador), Maurício Coelho (Treinador), Jean-Marc Bolonha Volland (Fisioterapeuta), Virgílio Franceschi Neto (Manager).
CBRu premiará melhor fantasia de Tupi - Aproveitando a escolha do tupi como novo símbolo do rugby brasileiro, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) decidiu premiar com uma camisa da seleção o torcedor que aparecer nas arquibancadas com a melhor caracterização de índio durante o Rio Sevens, neste fim de semana. A escolha será feita durante os dois dias de competição e o prêmio será entregue no domingo (11). O torneio será no Estádio da Gávea, zona sul da capital fluminense e a entrada é gratuita.
Topper terá camarote vip no evento - A Topper, uma das patrocinadoras da Confederação Brasileira de Rugby, terá um camarote para convidados especiais, na Gávea, durante os jogos do Sul-Americano. A parceria entre Topper e o rugby brasileiro começou no final de 2009. Foi a primeira vez que uma marca esportiva assinou contrato de patrocínio para as seleções masculinas e femininas de rugby no País. A marca, que tem como slogan "Coração Manda", viu no rugby qualidades como espírito de equipe, garra e dedicação.
Desde então, a Topper já realizou três campanhas publicitárias promovendo o esporte - foram seis filmes exibidos em canais de televisão abertos e fechados -, e também renovou o contrato depatrocínio com a Confederação Brasileira até 2016.
Sobre o formato do torneio - Serão 49 jogos somando as duas categorias, masculina e feminina. Na modalidade Sevens, cada jogo tem 14 minutos de duração (dois tempos de sete, com exceção das finais, com dois tempos de 10 minutos), e cada equipe possui sete atletas titulares e três reservas. O sistema de disputa divide as seleções em dois grupos e as duas primeiras de cada chave avançam para as semifinais. Em 2011, a Argentina foi campeã no masculino e o Brasil, pela sétima vez, foi campeão no feminino.
Confira a tabela de jogos da primeira fase:
Chave feminina
Grupo A (Brasil, Uruguai, Peru e Venezuela)
10h00 - Uruguai x Peru
10h20 - Brasil x Venezuela
12h40 - Uruguai x Venezuela
13h00 - Brasil x Peru
15h20 - Peru x Venezuela
15h40 - Brasil x Uruguai
Grupo B (Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai)
10h40 - Chile x Colômbia
11h00 - Argentina x Paraguai
13h20 - Argentina x Colômbia
13h40 - Chile x Paraguai
16h00 - Colômbia x Paraguai
16h20 - Argentina x Chile
Chave masculina
Grupo A (Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Guatemala)
Sábado (11)
8h40 - Guatemala x Peru
9h00 - Argentina x Colômbia
11h20 - Chile x Peru
12h00 - Argentina x Guatemala
14h00 - Peru x Colômbia
14h20 - Guatemala x Chile
16h40 - Colômbia x Chile
17h00 - Peru x Argentina
Domingo (12)
9h00 - Colômbia x Guatemala
10h00 - Chile x Argentina
Grupo B (Uruguai, Brasil, Paraguai, Venezuela e Equador)
Sábado (11)
9h20 - Equador x Venezuela
9h40 - Uruguai x Paraguai
12h40 - Uruguai x Equador
12h20 - Brasil x Venezuela
14h40 - Venezuela x Paraguai
15h00 - Equador x Brasil
17h20 - Paraguai x Brasil
17h40 - Venezuela x Uruguai
Domingo (12)
9h20 - Paraguai x Equador
9h40 - Brasil x Uruguai
O Campeonato Sul-Americano é uma realização da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em conjunto com a Confederação Sul-Americana (Consur). O patrocínio é de Topper, Bradesco, Heineken e JAC Motors, com apoio de BHG Hotels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário