As investigações sobre o Treinamento Mental iniciaram por volta de 1950 nos países comunistas. Surge um programa de ensino com o objetivo de alcançar o desempenho máximo com a utilização de técnicas de yoga para ajudar no controle dos processos psicológicos.
Inicialmente esse treinamento era conhecido como autorregulação psíquica e, com o passar do tempo, foi ganhando outros nomes: imaginação guiada, visualização, mentalização, prática mental e treinamento mental.
O treinamento se baseava em métodos capazes de controlar determinadas funções autônomas (freqüência cardíaca, temperatura, pressão arterial, tensão muscular e reações emocionais), frente a uma situação de ansiedade e nervosismo, o que até então parecia estar totalmente fora do nosso controle. A idéia era ampliar a plasticidade humana permitindo assim alguns ajustes diante de situações novas e a possibilidade de diferentes planos de solução diante de uma determinada circunstância.
O objetivo do treinamento mental é fazer com que o atleta elimine os pensamentos negativos (fracassos) através da concentração e busque as experiências positivas (triunfos, êxitos) conseguindo assim criar uma memória do movimento que se deseja realizar até deixá-lo automático. Para isso, é necessário realizar várias lições com diferentes objetivos como: relembrar experiências positivas, executar sessões de relaxamento com diferentes finalidades e concentração - concentrar na ação.
Muitas vezes, durante uma partida, as decisões são tomadas em frações de segundo e a obsessão seguida da lentidão de raciocínio pode custar caro ao atleta. Para ganhar uma partida, o atleta, além de ser mais técnico e forte, deve ser também mais inteligente e fazer uso da agilidade mental para perceber os erros do adversário e utilizar isto a seu favor.
Alguns atletas de alto nível, na situação que precede alguns treinos e principalmente na competição, costumam imaginar os movimentos que executarão, repetindo algumas vezes essa representação mental. Esses atletas, mentalmente, produzem estímulos e respostas. A imagem é um estímulo que dará origem a uma resposta positiva em algum determinado comportamento que se deseja alterar.
Barrow et al. (2007), utilizaram uma Escala de Imaginação no Esporte. Concluíram que os atletas de elite utilizam a visualização para aprender novas habilidades e controlar o estresse com muito sucesso. Afirmaram que nas lutas, por exemplo, apesar de serem modalidades abertas, a mentalização de imagens permite-lhes a oportunidade de aprender habilidades motoras associadas à técnica.
Algumas vantagens: 1) aumenta a precisão e com isso a velocidade de execução de um movimento ao ser posto em prática; 2) a utilização torna-se muito importante nas pausas decorrentes de lesões, para manter a noção do movimento; 3) em situações pré-competitivas e competitivas, pode ajudar o atleta a ir menos sobrecarregado mentalmente para a competição, pois já repassou a seqüência diversas vezes, de forma imaginária; 4) pode minimizar o medo, pois por meio da imaginação intensiva de um movimento, serão reconhecidos os elementos mais inseguros deste movimento e com isto poderá ser melhor efetivado.
Vale ressaltar que a mentalização ou visualização de imagens (Treinamento Mental) não substitui a prática técnica e por si só não garante o sucesso do desempenho. O treinamento prático, a princípio, é superior ao Treinamento Mental, mas a combinação dos dois conduz à melhores resultados.
Segundo alguns autores, as emoções podem afetar cada célula do nosso corpo, incluindo os músculos. Assim, torna-se muito importante o treinamento mental não somente para o esporte, mas para a vida.
BARROW, M, D WEIGLAND, S THOMAS, B HEMMINGS, and M WALLEY. Elite and Novice Athletes’ Imagery Use in Open and Closed Sports. Journal of Applied Sports Psychology. 2007.
GARFIELD CA. & BENNETT HZ. Rendimiento Máximo, Martínez Roca. Espanha. 1987
LOEHR JE. La excelência en los deportes, Planeta. México. 1990.
Bjs e até mais!
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