terça-feira, 10 de maio de 2011

A comunicação no contexto esportivo


Texto da Gisele Silva



Em uma equipe, a comunicação é um dos itens indispensáveis na busca de resultados eficazes. Faz parte do conjunto das habilidades aprimoradas quando falamos em esportes coletivos e individuais. Em ambos, a comunicação entre os envolvidos na equipe (atletas e comissão técnica) fará grande diferença nos resultados estabelecidos.

A comunicação é a maneira que temos de se relacionar com alguém, trocando experiências e idéias. É a forma de compartilhar emoções, sentimentos e informações. De forma geral, quem comunica é a fonte e, quem recebe a mensagem é considerado como o receptor – que irá interpretar o conteúdo recebido. Poderá ser enviada através de palavras, gestos, olhares, movimentos corporais, etc.

O processo de se comunicar é muito mais complexo do que imaginamos. Exige, acima de tudo, boa vontade das pessoas envolvidas, pois o responsável por enviar a mensagem deve tomar o cuidado de passá-la de uma forma clara, objetiva e coerente, além de estender a sua preocupação para verificar se o receptor compreendeu todo o conteúdo passado. Quando isso não ocorre, está instalado o grande problema.

Em um esporte coletivo, é normal observar atletas gesticulando com os braços ou tentando falar algo que só poderia ser compreendido através de leitura labial pelo outro companheiro de equipe, que em muitas vezes, permanece tentando decifrar o que está sendo comunicado. Ou até mesmo, observar determinados atletas que optou por “inovar e surpreender” com uma nova jogada de escanteio não treinada antes com os demais membros da equipe, pegando os colegas de surpresa pela colocação da bola em um lugar não previsto. Essas e outras situações, podem ser amenizadas quando pré-alinhadas.

Durante todo esse processo, um ponto a ser considerado é a subjetividade. Cada pessoa irá passar e interpretar a informação da sua maneira. Justamente por isso, se torna importante o alinhamento dos assuntos que envolvem objetivos comuns, como, por exemplo, no caso da escolha da melhor jogada em determinada situação do jogo, estabelecimento de estratégias especificas para marcação de um adversário, execução das jogadas táticas desenhadas na cobrança de escanteio, entre outros. Poderá contribuir para prever possíveis situações, como, por exemplo, o estilo de jogo, as competências e as dificuldades do adversário que podem auxiliar como preparação da equipe.

No esporte, entrará principalmente na questão de se fazer entender os objetivos técnicos, táticos, físicos e psicológicos que se espera de um atleta. Vale lembrar que para isso ocorrer é necessário que a comissão técnica converse com cada atleta da equipe para que eles sejam comunicados e compreendam os resultados individuais e coletivos que são esperados. Isso poderá ser realizado por meio de feedbacks e acompanhamentos durante e depois do período do campeonato.

Por fim, a comunicação, é um dos canais principais para se construir com eficácia o funcionamento de uma equipe. É necessário que todos os envolvidos estejam engajados nos objetivos propostos visando assegurar a sinergia e a qualidade que serão empregadas na obtenção do sucesso de cada ação. Quanto mais clara estiver as mensagens passadas, maior a probabilidade de alcançar os objetivos propostos. Ela contribui, entre outras coisas, no esclarecimento do papel de cada um, expondo a importância do comprometimento individual para o sucesso coletivo, evitando erros por falta de alinhamento prévio.


Gisele Silva/Psicóloga do Esporte – CRP: 06/86059

Tel: (11) 9895.6908/e-mail: gimaria.silva@hotmail.com


Referências:

Site: Administradores. Vantagens da comunicação;. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/vantagens-da-comunicacao-interna/13903; Acesso: 30 Abril 2011.

Vasconcelos, Ana; O que é comunicação; Disponível em: http://ana-intervalo.blogspot.com/2009/02/o-que-e-comunicacao.html; Acesso: 30 Abril 2011.

Bjs a todos e até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário