sábado, 23 de abril de 2011

Relações Grupais e Grupos Esportivos

Olá!

Segue mais um texto da minha monografia da Pós. Aos poucos coloco o trabalho completo aqui no blog rs.

Bjs a todos

É necessário ter espírito de grupo e para se alcançá-lo é importante que haja um objetivo comum e que o grupo reconheça seus limites, ou seja, que seja respeitada a posição e a função que cada membro ocupa.

O grupo se caracteriza como um conjunto de pessoas, que, ligadas por constantes de tempo e espaço e articuladas por sua mútua representação interna, propõe-se, em forma explícita ou implícita, a uma tarefa. A tarefa não é apenas o movimento para o trabalho, mas envolve também a compreensão do seu objetivo, a conscientização do processo e sua finalidade.

Para entender melhor essa noção de tarefa, podemos distinguir três momentos onde em cada um configura-se um pensar, um sentir e um agir: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto.

Na pré-tarefa encontram-se as técnicas defensivas que estruturam a resistência à mudança, e que são movimentadas pelo aumento das ansiedades de perda e ataque, impedindo a comunicação e aprendizagem da realidade.

Como exemplo podemos citar o trabalho com Seleção. Essa ansiedade e resistência é muito comum, pois os atletas vem de diversos clubes, com hábitos próprios das suas equipes e se vêem na condição de um grupo novo, a Seleção.

Na tarefa, o momento é de abordagem e elaboração de ansiedades, permitindo que o conhecimento penetre, possibilitando elaborar estratégias que o ajude a intervir nas situações, rumo ao projeto, provocando transformações que irão modificar a situação, que se tornará, então, nova para o sujeito, e assim o processo começa novamente.

O projeto ou o produto seriam aquelas estratégias e táticas que o grupo utilizou para produzir a mudança.
A tarefa é tudo o que implica modificação em dupla direção (a partir do sujeito e para o sujeito). É a relação do sujeito com os outros e com a situação, envolvendo assim a constituição de um vínculo.

O grupo que possuir uma boa rede de comunicação e desenvolver de forma eficaz a sua tarefa caminha para um grupo coeso, para uma equipe. A característica mais importante que diferencia o grupo de equipe é que no primeiro temos um grupo de pessoas onde os objetivos gerais são singulares, enquanto que no segundo, há um objetivo comum para todos envolvidos no grupo.

Podemos dizer que as equipes são formações aprimoradas dos grupos e que possuem todas as vantagens dos grupos, além de criarem um espírito singular para o trabalho coletivo. É a integração de habilidades e talentos individuais em uma habilidade coletiva.

Referências:

ANTUNES, H. K. M. et al. O estresse físico e a dependência de exercício físico.
Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói, v. 12 n. 5, set. / out. 2006.

SILVA, F. N.: Sobre o processo de formação de vínculo em uma equipe de corrida de aventura. Monografia (Especialização em Psicologia do Esporte).
Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo, 2009.

PICHON-RIVIÈRE, H. O processo grupal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

RUBIO, K. ET, NIAT, NIATAT: Sobre o processo de formação de vínculo em uma equipe esportiva. Dissertação (Mestrestrado em Educação Física). Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário