sexta-feira, 8 de julho de 2011

Treinamento Mental

As investigações sobre o Treinamento Mental iniciaram por volta de 1950 nos países comunistas. Surge um programa de ensino com o objetivo de alcançar o desempenho máximo com a utilização de técnicas de yoga para ajudar no controle dos processos psicológicos.

Inicialmente esse treinamento era conhecido como autorregulação psíquica e, com o passar do tempo, foi ganhando outros nomes: imaginação guiada, visualização, mentalização, prática mental e treinamento mental.

O treinamento se baseava em métodos capazes de controlar determinadas funções autônomas (freqüência cardíaca, temperatura, pressão arterial, tensão muscular e reações emocionais), frente a uma situação de ansiedade e nervosismo, o que até então parecia estar totalmente fora do nosso controle. A idéia era ampliar a plasticidade humana permitindo assim alguns ajustes diante de situações novas e a possibilidade de diferentes planos de solução diante de uma determinada circunstância.

O objetivo do treinamento mental é fazer com que o atleta elimine os pensamentos negativos (fracassos) através da concentração e busque as experiências positivas (triunfos, êxitos) conseguindo assim criar uma memória do movimento que se deseja realizar até deixá-lo automático. Para isso, é necessário realizar várias lições com diferentes objetivos como: relembrar experiências positivas, executar sessões de relaxamento com diferentes finalidades e concentração - concentrar na ação.

Muitas vezes, durante uma partida, as decisões são tomadas em frações de segundo e a obsessão seguida da lentidão de raciocínio pode custar caro ao atleta. Para ganhar uma partida, o atleta, além de ser mais técnico e forte, deve ser também mais inteligente e fazer uso da agilidade mental para perceber os erros do adversário e utilizar isto a seu favor.

Alguns atletas de alto nível, na situação que precede alguns treinos e principalmente na competição, costumam imaginar os movimentos que executarão, repetindo algumas vezes essa representação mental. Esses atletas, mentalmente, produzem estímulos e respostas. A imagem é um estímulo que dará origem a uma resposta positiva em algum determinado comportamento que se deseja alterar.

Barrow et al. (2007), utilizaram uma Escala de Imaginação no Esporte. Concluíram que os atletas de elite utilizam a visualização para aprender novas habilidades e controlar o estresse com muito sucesso. Afirmaram que nas lutas, por exemplo, apesar de serem modalidades abertas, a mentalização de imagens permite-lhes a oportunidade de aprender habilidades motoras associadas à técnica.

Algumas vantagens: 1) aumenta a precisão e com isso a velocidade de execução de um movimento ao ser posto em prática; 2) a utilização torna-se muito importante nas pausas decorrentes de lesões, para manter a noção do movimento; 3) em situações pré-competitivas e competitivas, pode ajudar o atleta a ir menos sobrecarregado mentalmente para a competição, pois já repassou a seqüência diversas vezes, de forma imaginária; 4) pode minimizar o medo, pois por meio da imaginação intensiva de um movimento, serão reconhecidos os elementos mais inseguros deste movimento e com isto poderá ser melhor efetivado.

Vale ressaltar que a mentalização ou visualização de imagens (Treinamento Mental) não substitui a prática técnica e por si só não garante o sucesso do desempenho. O treinamento prático, a princípio, é superior ao Treinamento Mental, mas a combinação dos dois conduz à melhores resultados.

Segundo alguns autores, as emoções podem afetar cada célula do nosso corpo, incluindo os músculos. Assim, torna-se muito importante o treinamento mental não somente para o esporte, mas para a vida.


Referências

BARROW, M, D WEIGLAND, S THOMAS, B HEMMINGS, and M WALLEY. Elite and Novice Athletes’ Imagery Use in Open and Closed Sports. Journal of Applied Sports Psychology. 2007.

GARFIELD CA. & BENNETT HZ. Rendimiento Máximo, Martínez Roca. Espanha. 1987

LOEHR JE. La excelência en los deportes, Planeta. México. 1990.
 
 
Bjs e até mais!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Seleção Masculina de Rugby - Terceiro lugar no Torneio de Londres!!!


A Seleção Brasileira de Rugby que excursiona pela Europa participou do Newquay Sevens, em Londres, e terminou o torneio na terceira posição, confirmando o bom momento vivido pela equipe nesta temporada.

Na primeira fase, o time brasileiro venceu a partida de estreia, contra o Raging Bull, por 17 a 5, e foi derrotado pela equipe do Exército inglês, por 14 a 7. Nas quartas de final, o Brasil apresentou-se bem, e bateu o Apaches por 36 a 19. Na semifinal, porém, caiu diante do Samurai, equipe forte no cenário internacional, e atual campeã do torneio.

"Saímos de Newsquay com saldo positivo nessa estreia na Europa. Prevíamos dificuldades na parte física, mas estamos no caminho da evolução. Agora é manter o foco e partir para o Middlesex", afirmou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento Masculino da Confederação Brasileira de Rugby.

Nos dias 8 e 9 de julho, a equipe comandada pelos treinadores Maurício Coelho e o argentino Martin Schusterman joga a 85ª edição do tradicional Middlesex Charity Sevens, no Estádio de Twickenham, em Londres.

Fonte: Terra Esportes.

Bjs a todos!